Ana Maria Martins da Costa Santos Langkilde
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Professora visitante junto à Universidade de Aarhus, Dinamarca de 2006 a 2008. Durante esse período, desenvolveu sua pesquisa de Pós-doutoramento, junto ao Hans Christian Andersen Centre, em Odense, Dinamarca.
Recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen pelo seu pioneirismo nos estudos andersenianos no Brasil e na Dinamarca.
Autora de vários livros sobre a obra de Hans Christian Andersen além de ser tradutora do autor dinamarquês para o português brasileiro.
​

Bruno Berni
Doutor em Língua e Literatura Dinamarquesa. Diretor de pesquisas em âmbito nacional italiano e vice-presidente administrativo do Istitutto Degli Studi Italo-Germanici, em Roma.
Recebeu, em 2004, o Hans Christian Andersen Prisen em Odense, Dinamarca, pela primeira tradução completa dos contos de Andersen em italiano.
Em 2013, foi reconhecido Sócio Honorário da Associação Italiana de Tradutores e Intérpretes e, desde 2019, ensina didática doutoral no doutorado internacional Studi Germanici e Slavi, programa mantido conjuntamente pela La Sapienza Universidade de Roma e a Universidade Karlova de Praga.

Dörthe Uphoff
Professora de língua alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou pesquisas de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018), e na Universidade de Viena, Áustria (2020). De 2018 a 2024 atuou como editora-chefe da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum (A1). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua adicional em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem abordagens críticas no ensino-aprendizagem de língua alemã, princípios didático-metodológicos, análise e produção de material didático, formação de professores e literatura infanto-juvenil em língua alemã.
​
​

Eliana Yunes
Professora Universitária (1970-2018), no país e visitante no exterior, com formação em Filosofia e Letras. Doutorados em Linguística e Literatura, pesquisadora, ensaísta e crítica, com publicações em Interpretação, Teorias da Leitura e Formação de Leitores. Mantém estudos Inter e Transdisciplinares nas áreas de Hermenêutica, Letras, Educação, Artes, Teologia e Políticas Públicas. Orientadora na UFRJ, na UERJ, na PUC-Rio (1975/2018), organizadora do Proler/Fundação Biblioteca Nacional (1991/1996), cocriadora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil e da RELER, Rede de Estudos avançados em Leitura (2005). Dirigiu o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e participou até 2018 como conselheira da Política Nacional de Leitura (MEC-MINC).
​

Fernando Teixeira Luiz
Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Assis (SP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação, PROFLETRAS, mestrado profissional (UNESP), e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UEL. Pós-doutorado em Literatura Comparada e Identidades Culturais. Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) e Mestre em Educação (Práticas Educativas em Leitura e Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Pedagogia e em Letras. Orienta e desenvolve pesquisas envolvendo literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos e animações contemporâneas destinadas a leitores em formação.

Johan De Myllius
Professor emérito dinamarquês desde 1970, pesquisador da Universidade do Sul da Dinamarca considerado, atualmente, o principal pesquisador de Hans Christian Andersen.
Professor catedrático nos Cursos de Língua e Literatura Nórdica da Universidade de Odense, Dinamarca. Membro do Conselho sobre estudos em literatura nórdica, de 1973 a 1991.
Diretor do Centro Hans Christian Andersen junto ao Departamento de Literatura, Cultura e Mídia na Universidade do Sul da Dinamarca.
Fundador do Centro Hans Christian Andersen na Universidade de Odense em 1988.
​

Karin Volobuef
Graduada pela Unicamp, Mestre e Doutora pela USP, é docente da UNESP-Araraquara. O interesse pelo Romantismo levou a pesquisa para os campos do fantástico, dos contos de fadas e do maravilhoso em geral. Dentre as publicações, algumas das mais recentes são os capítulos: “Deusas, sábias, guerreiras: do imaginário pagão germânico aos contos de fadas e outras narrativas populares” (E-book Narrativas & enigmas da arte: Fios da memória, frestas e arredores da ficção, org. Mª Zilda da Cunha e Lígia Menna, FFLCH-USP, 2021); “Tolkien e a tradição literária” (no livro Folhas da árvore: a ficção de Tolkien, org. de Cido Rossi e Stéfano Stainle, Dialogarts, 2021); “O conto maravilhoso no Brasil: folclore e literatura” (Considerações sobre o maravilhoso na literatura e seus arredores, org. de Mª Celeste Ramos, UNESP/IBILCE, 2021).

Katia Canton
​Katia Canton é escritora, psicanalista e artista visual. É PhD em Estética e História da Arte pela Universidade de Nova York com tese sobre arte, feminismo e contos de fadas. Recebeu o diploma de Hautes Études em literatura e civilização francesas pelo Cours Superière de l’Université de Nancy II. Realizou mestrado em Performance Studies na Tisch School of the Arts e obteve um PhD em Philosophy and Interdisciplinary Arts, ambos na New York University, (Nova York, EUA), entre 1987 e 1993. Em 1991, trabalhou no Museum of Modern Art (MoMA), onde desenvolveu em equipe um projeto de arte-educação para escolas públicas como parte do projeto de estágio de seu doutorado. Como artista, tem participado de exposições em vários museus e galerias no Brasil e no mundo. Seu trabalho está no acervo de vários museus internacionais. É também autora de vários livros, cujos títulos podem ser conferidos em seu website, www.katiacanton.com.br. Com a literatura, obteve por três vezes o Prêmio Jabuti.

Lica Hashimoto
Docente, palestrante, consultora, tradutora e autora de livros e artigos relacionados à Língua e Literaturas Japonesa e Brasileira. Ministra aulas de Literatura Japonesa na Graduação (Letras - Japonês) e na Pós-graduação (Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa). É pesquisadora do Centro de Estudos Japoneses (Cejap-USP) e membro da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJap). Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa "Texto literário: tradução e estudos críticos".

Niels Jørgen Langkilde
Mestre em língua dinamarquesa e literaturas nórdicas.
Cofundador do Comitê Hans Christian Andersen, 1995, membro do Conselho da Fundação Hans Christian Andersen, nomeado pelo Ministro da Cultura para o período entre 2002/2006.
Tem se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de palestras e artigos sobre vida e obra do autor dinamarquês.
Diretor da Empresa Impera & Co. Danmark.

Regina Célia de carvalho Pereira da Silva
Doutora em Literaturas Modernas e Estudos Filológicos e Linguísticos, com a tese Le prime opere letterarie luso-indiane e l’identità culturale di Goa (1510-1715), realizado na Università degli Studi di Palermo em colaboração com a Università degli Studi di Napoli, (2007-2010).
Professora de Língua e Cultura Portuguesa no Centro Linguístico de Aeneu, Departamento de Letras, Línguas, Literaturas e Civilizações Antigas e Modernas da Università degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália.
Coordenadora do Centro LAPE para as Certificações Linguísticas em Língua Portuguesa CAPLE, da mesma universidade.
​

Regina Drummond
Regina Drummond é mineira e mora em algum lugar entre Munique e São Paulo. É especialista em Literatura Infantil e Juvenil, formada em Literatura Francesa, e fala francês, inglês e alemão. Alguns dos seus mais de 170 livros receberam prêmios e destaques, além de terem sido traduzidos para outros idiomas. Website: www.reginadrummond.com

Regina Michelli
Regina Silva Michelli Perim é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Bolsista Prociência UERJ-FAPERJ, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, ligadas à Literatura Infantojuvenil.
É líder do Grupo de Pesquisa CNPq-UERJ EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas, e coordenadora do Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ (NELIJ-UERJ).

Susana Ventura
Susana Ventura, doutora em Letras pela USP, tradutora, editora pesquisadora e autora de livros para crianças e jovens. Recebeu diversos prêmios como o Jabuti , o AEILIJe o Glória Pondé.
